Natal tem uma Escola de Postura
Voltar para a escola a fim de aprender uma nova postura, ereta, correta. Essa é uma das propostas do fisioterapeuta carioca Francisco Miguel Pinto, de passagem pela cidade para inspecionar as instalações da Escola de Postura de Natal, concluir treinamento de quem irá conduzi-la e ainda reforçar o ensinamento das técnicas da Reprogramação da Dinâmica Muscular, método desenvolvido por ele e comprovado clinicamente por mais de 10 anos de atendimento a pacientes com os mais diversos problemas posturais.
A Escola de Postura de Natal será gerida pela fisioterapeuta Gerlane Cristina da Silva, de acordo com os preceitos de seu criador, Francisco Miguel Pinto. Após uma avaliação detalhada, o paciente se submete a um tratamento de nove meses, devendo seguir uma espécie de grade curricular, com exercícios específicos, de acordo com a intensidade do problema de cada um. “É um renascimento!”, comenta Miguel Pinto.
Exceto para os casos de crise, quando o atendimento é individualizado, as turmas são formadas por quatro pacientes, e a cada quatro meses há uma mudança de módulo, com direito inclusive a provas técnicas e teóricas.
A cada módulo “estudado”, reaprendem-se os movimentos naturais do próprio corpo e também a como não se render ao sedentário. “Não complicamos o tratamento; devolvemos ao corpo a forma como ele realmente é. Na Escola de Postura, a pessoa vai aprender a se movimentar de acordo com o mundo moderno. O avanço da tecnologia não percebe o corpo humano”, diz o fisioterapeuta.
A Escola de Postura foi criada há cinco anos e hoje está em vários estados, como Rio de Janeiro (com três unidades), São Paulo, Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Sul, Piauí e, com inauguração prevista para o próximo mês de julho, Rio Grande do Norte, em Natal, à rua Auris Coelho, em Morro Branco. “A eficiência dos resultados é que está garantindo a expansão da rede.”
Um dos objetivos da EPN é firmar parceria com Estado e Município, através das suas secretarias de Educação, além da iniciativa privada, para a realização de programas específicos com os alunos.
De acordo com o fisioterapeuta carioca, é na escola, durante o Ensino Fundamental, principalmente, que começam a aparecer os primeiros problemas de postura, provocados por cadeiras inadequadas, pelo peso exagerado das mochilas, a forma incorreta de sentar-se durante a aula. “Seria uma promoção de saúde, visando inclusive, a longo prazo, a diminuição de casos atendidos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.”, vislumbra Francisco Miguel Pinto.
Parcerias com empresas também estão nos planos dos diretores da Escola de Postura de Natal. A intenção é ensinar a prevenção e reeducar os profissionais quanto à postura correta no ambiente de trabalho, inclusive do ponto de vista ergonômico.
Método é baseado na reprogramação neuromuscular e postural do método RDMUm dos pilares básicos da reaprendizagem postural proposta pelo fisioterapeuta Francisco Miguel Pinto é o método de
Reprogramação da Dinâmica Muscular (RDM), criado por ele há dez anos e, atualmente, em fase de publicação científica.
O método RDM trata a dor, desvios e degenerações do corpo por meio de micro flexionamentos, com o uso de elementos facilitadores dos movimentos: um kit formado por pequenos rolos e almofadas, confeccionados anatomicamente em espuma especial, todos coloridos.
Entre os problemas a serem tratados pelo método RDM estão aqueles associados à hérnia de disco, lombalgia, cervicalgia, dorsalgia, hiperlordose, hipercifose e escoliose. Dependendo do tratamento planejado a partir da avaliação, podem ser realizadas duas ou três sessões semanais, cada uma com 60 minutos.
“O método trata o corpo como um todo, privilegiando os movimentos de forma totalmente dinâmica e gerando prazer em executá-los. Também equilibra o corpo, através de doze pontos estratégicos”, ensina Francisco Miguel Pinto.
Em sua avaliação, as técnicas antigas de tratamento já não dão mais conta de resolver todo os problemas posturais, cada vez mais ligados aos percalços da chamada vida moderna. “Tratamos o corpo de forma global. A pessoa deve reaprender os movimentos, pois esses valores estão sendo perdidos com a atual forma de evolução do homem.”
Assim como no RPG, na Reeducação da Dinâmica Muscular o paciente é tratado numa maca especial, com os suportes coloridos auxiliando a realização dos movimentos. São eles juntamente com manobras especificas que reposicionarão o esqueleto e equilibram todo o corpo. E
Este método já tem comprovação clínica e esta aguardando o reconhecimento científico, através de artigos que estão aguardando publicação em revistas especializadas no Brasil e no exterior.
O RDM também proporciona o auto tratamento no processo de reeducação postural, já que após recuperar o corpo e eliminar as dores o paciente é treinado na Escola de Postura. E diferente de terapias complementares ligadas à filosofia oriental, onde o corpo também é tratado como um todo mas de forma estática, o RDM o faz em movimento. “É uma mudança de paradigma. Não se pode viver da inocência de que o corpo só pode ser conhecido pelo médico”, considerado fisioterapeuta.
Para a diretora da Escola de Postura de Natal, Gerlane Cristina da Silva, fisioterapeuta, os problemas de motricidade, alvo do RDM, não atingem apenas a coluna cervical, e sim outras articulações como pé, ombros, joelhos, causando bursites e tendinites, por exemplo.
Há mais de um ano, Gerlane Cristina vem passando por uma espécie de especialização sobre o método RDM já que coordenará sua aplicação em pacientes da Escola de Postura de Natal.